Dispositivo de Proteção Contra Surto

INFORMATIVO.

  
Devido à grande incidência de raios ocorridos na nossa região, ocasionando queimas de equipamentos em diversos condomínios e apartamentos, nos propusemos a apresentar esse informativo para melhor esclarecimento aos síndicos e condôminos sobre as funções dos equipamentos de proteção contra descarga atmosférica e as providências a serem tomadas.
A norma ABNT 5419:2015 (versão atualizada e publicada em 22/05/2015), trata especificamente da proteção das estruturas contra descargas atmosféricas. Segundo a Norma não há métodos capazes de impedir a ocorrência de descargas atmosféricas, as quais são perigosas às pessoas e às estruturas. No entanto há medidas de proteção que devem ser aplicadas e que embora prevista na norma ABNT 5410/2004, não vinham sendo implantadas na maioria dos prédios antes da vigência da norma 5419/2015, quando a Celesc – Concessionária de Energia de SC- passou a exigir a instalação dos DPS nos quadros de energia e QGBT.
Diante desse fato, boa parte dos edifícios construídos foram aprovados e encontram-se com o habite-se e de acordo com o projeto, porém sem a proteção nos quadros de energia, tanto do condomínio quanto dentro dos apartamentos.
Sendo assim, sugerimos aos senhores síndicos a solicitação de uma avaliação quanto a possibilidade de adequação à norma vigente, pois nem todos os quadros tem espaço reservado para a instalação dos DPS, necessitando uma análise local de forma a apresentar possíveis soluções. Para Raio em São José Dispositivo de Proteção Contra Surto em São José

image13